ESPORTE

Equipe de Pentatlo Aeronáutico da FAB é destaque no mundial na Noruega

Publicada em: 14/08/2012 10:40
Imprimir
Fonte: CDA

A Equipe de Pentatlo Aeronáutico da Força Aérea Brasileira (FAB) foi a terceira colocada no 55º Campeonato Mundial Militar da modalidade, realizado na cidade de Trondheim (Noruega), no período de 1º a 9 de agosto. O principal destaque da equipe foi o Capitão Aviador Eduardo Utzig Silva, do efetivo da Academia da Força Aérea (AFA), que foi o campeão mundial individual. Outro destaque foi o Capitão Aviador Rafael Batista Xavier, que venceu a prova de tiro e estabeleceu novo recorde para a mesma, com a marca de 183 pontos, em 200 possíveis.
Fizeram ainda parte da equipe titular o 1º Tenente Aviador Frederico de Brito Machado, do efetivo do 7º/8º Grupo de Aviação e o 1º Tenente Aviador Roberto Pereira Perdiza, do efetivo do CINDACTA IV.

A equipe campeã acabou sendo a anfitriã Noruega, após um jejum de 39 anos sem ocupar o lugar mais alto do pódium. A competição deste ano marcou a estréia do segmento feminino no Pentatlo Aeronáutico. A equipe do Brasil terminou a competição como vice-campeã, com destaque para a 1º Tenente Intendente Mellina dos Santos Ferreira Barbosa, do efetivo do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, que ocupou a terceira colocação individual. Também participaram da equipe a 1º Tenente Intendente Natália de Brito Oliveira, do efetivo da Diretoria de Intendência e a CadeteIntendente Mayara Soares da Silva, do 3º Esquadrão da Academia da Força Aérea.

Na competição paralela destinada aos atletas reservas, foram destaques o Cadete Aviador Gabriel Tavares Todesco, do 2º Esquadrão da AFA, primeiro colocado, e o 1º Tenente Aviador Bruno da Silva Xavier, do efetivo do COMAR V, terceiro colocado. O Pentatlo Aeronáutico é composto por uma prova aérea e pelas seguintes modalidades terrestres: Tiro, Natação, Esgrima, Basquete, Pista de Obstáculos e Orientação.

Assunto(s): , ,